Agenda
Títulos de Comendadores

Título de Comendador para

 Mestre H. Mourato

 


e para o Dr. Henrique Tigo

Mestre H. Mourato, Dr. Henrique Tigo, recebendo as Comendas das mãos de D. Duarte Pio de Bragança

 
Realizou-se no encantador e místico Castelo de Ourém, mais uma semana importante semana cultural, dedicada as Comemorações dos 90 anos da Beatificação do Beato Nuno de Santa Maria, que contou com seminários, debates e uma lindíssima exposição organizada pelos dois artistas H. Mourato e Henrique Tigo.
Exposição essa em que alguém disse: -“Que é através da pintura que o mundo se iluminava”.
 Da pintura sabem os pintores e sempre foi assim desde o início da cor e da forma, da tonalidade e da luz, e ao contemplarmos a arte de H. Mourato e Henrique Tigo encontramos génio humano sua inspiração arte e beleza, contempladas nesta exposição sobre o Santo Contestável a fé humana em Deus e neste Santo/Herói nacional.
Assim, a arte dentro destes artistas é o desejo afiado de professar a sua fé e busca do criador, de todas as coisas.
Esta Exposição foi visitada por todas as idades e culturas confirmando assim o poder majestoso de D. Nuno Alvares Pereira.
Sua S.A.R O Duque de Bragança D. Duarte Pio de Bragança resolveu atribuir ao Mestre H. Mourato e ao Dr. Henrique Tigo, o título de Comendador da Real Ordem de São Miguel de Ala, (é uma Associação de fiéis Católicos, herdeira das tradições e símbolos da antiga Ordem de Cavalaria Portuguesa dedicada a São Miguel e fundada, segundo a tradição, pelo primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, depois da tomada de Santarém aos Mouros, em Festa de São Miguel do Monte Gargano, 8 de Maio de 1147. A Ordem de São Miguel da Ala é hoje uma irmandade que servem os interesses do sucessor do Trono, chefiada pelo S.A.R. Dom Duarte de Bragança).
Comendador éalguém que recebeu uma comenda, isto é um benefício que antigamente era concedido a eclesiásticos e a cavaleiros de ordens militares, mas que actualmente costuma designar apenas uma distinção honorífica, no caso dos nossos conterrâneos Mestre H. Mourato e Dr. Henrique Tigo, foi pelos seus méritos artísticos, assim como pelas e actividades humanitárias que tem realizado ao longo de décadas.
Poucos têm este privilégio de serem distinguidos com esta importante Comenda que no passado dia 6 de Novembro de 2008, foi entregue aos dois ilustres artistas por sua S.A.R. Dom Duarte Pio de Bragança no Castelo de Ourém, numa singela cerimónia.
Os nossos sinceros Parabéns aos senhores Comendadores.

Orlando Fernandes
* Jornalista